terça-feira, 22 de janeiro de 2008

MAQUILHADORES ou COMPOSITORES DE IMAGEM









Em geral têm cara-de-pau, mas também muito mérito.

Como conseguir que um estrábico seja gabado pelo seu doce olhar, ou que um calvo se despenteie ao pronunciar um discurso?

As aparências só enganam aos que são chamados ao engano e respondem à sua própria chamada.

O importante para qualquer líder é cuidar da sua linha interior, mas também é recomendável que vigie o seu peso, ainda que não coincida com o específico das tabelas.

Os criadores ou criativos de imagem sabem, que nos debates televisivos aos futuros votantes lhes influencia mais a gravata que a ideologia.

Um senhor como Sören Kierkegaard (*), que era um sacana, teria muito pouco que fazer face a um tipo como Gary Grant.

Como se arranja isso?

Parece-me que não é suficiente, fazer a barba de manhã e à tarde, como fazia Nixon, ou vestir-se de cores claras ou beijar a miudagem dos subúrbios, normalmente os mais sujos de ranho.

Também não se alcançam os objectivos propostos, ainda que haja algo que pode influir, como visitar os lares de Terceira Idade, ou lares de terceira, vencendo a natural repugnância, de abraçar os velhotes ou anciãos, que normalmente não desejam ser abraçados por nenhum desconhecido.

Todas estas práticas são úteis, como também é frequentar os transportes públicos e parar em todas as bancas dos mercados, sem necessidade de comprar nada.

Só para saudar com idêntica cordialidade, os pescadores rivais.

Tenho entendido que o senhor MeneZes está a ser aconselhado nessas práticas e o único que falta aprontar é que lhe coloquem uns óculos ou umas lentes de contacto, azuis se o líder dos populares autorizar, porque é um senhor inteligente e sereno, que também crê mais nas aparências do que nas promessas.

Ultimamente tem deixado de fazer promessas, daquelas que depois de terminar a conversa já tinham passado à história, mesmo que não fossem história.

Esses senhores, que modificam a imagem, que inculquem nos seus "pacientes" a certeza de arranjar trabalho remunerado para todos, os que gostam de trabalhar, não os que só querem ser remunerados.

Concomitantemente, ofereçam uma baixa nos impostos.

Desde o céu, em que não acreditava, Simone de Beauvoir sorrirá!


(*)
Sören Kierkegaard, (1813/1855), filósofo e teólogo dinamarquês, autor de "Ou Aqui … ou Acolá", onde opõe à vida estética, a vida moral e a vida religiosa.
Escreveu também, "O conceito da Angústia" e "Fases do Caminho da Vida".
Foi um propagador dum cristianismo austero, individualista e trágico.


Sem comentários: