sexta-feira, 7 de março de 2008

CERA OU PARAFINA


NUNCA FAÇA ISTO !!!





O uso de cera como combustível para foguetões pode parecer algo primitivo à primeira vista.
Qualquer pessoa que já acendeu uma vela sabe que a parafina queima lentamente e é difícil queimá-la sem usar um pavio.


No entanto, Arif Karabeyoglu, investigador na Universidade de Stanford em parceria com David Altman, que actualmente é o presidente do Space Propulsion Group e com Brian Cantwell, professor na Universidade de Stanford descobriu uma maneira de fazer a parafina arder três vezes mais rapidamente do que alguma vez se viu.

Esta reviravolta nos actuais combustíveis sólidos dos foguetões conduziu a um combustível mais seguro de manusear e mais amigo do ambiente, que poderá um dia propulsionar os foguetões para o espaço.

Uma das razões para a ausência de malefícios da cera de vela é o facto do oxidante necessário para que esta arda estar separado da própria cera: ar no caso das velas, oxigénio puro no caso dos foguetões.

Quimicamente falando, a combustão é a rápida oxidação do combustível, normalmente por combinação com o oxigénio gasoso do ar.

A este tipo de foguetão, com o combustível sólido e o oxidante gasoso ou líquido em separado, chama-se um foguetão híbrido.


Pelo contrário, os actuais foguetões de combustível sólido usam materiais sólidos, tais como componentes de perclorato como oxidantes, sendo o combustível e o oxidante misturados antes de serem colocados no foguetão.

Por outras palavras, o combustível é ‘carregado’ e fica pronto a explodir ... não é um material muito seguro para trabalhar e também não é amigo do ambiente.

Quando se queima o actual combustível, produzem-se compostos de HCl, ácidos e outros químicos perigosos.

E ao chover (chuvas ácidas), estes compostos depositam-se nos lagos e solos, cujo aumento poderá prejudicar a flora e a fauna.

A parafina, pelo contrário, queima dum modo limpo.

Os únicos gases resultantes são vapor de água e dióxido de carbono.

Cera - Nunca derreta cera no, ou ao fogo.
As queimaduras provocadas por cera derretida ou em combustão costumam ser gravíssimas.

O mesmo vale para a parafina


Sem comentários: