segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A MIUDAGEM ACTUAL

Todos respondemos a essa denominação da nossa vida, precisamente naquela em que não sabíamos nada da vida.

O que seria da vida sem a desobediência?, perguntou Jean Cocteau (*).

Aos da minha geração custou-lhes manter esse culto, pouco depois dos bombardeios, racionamentos e aclamações, ficava pouco espaço para adorar a nossa senhora da Real Gana.

Recordo que a minha vocação mais decidida foi a de convalescente.

Por desgraça, não a pude cumprir, já que nunca estive doente.

Uma frustração mais.

Ter-me-ia gostado mais, não estar, senão ser convalescente durante todo o meu ciclo vital.

Nesse estado os que te rodeavam estavam obrigados à indulgência, a preocuparem-se contigo e a cercarem-te não só de cuidados, como de diminutivos, falam de "sopitas" ou "sopinhas" e ouves dizer de ti que estás melhorzito.

Inesquecível tifo do pós-guerra.

Nunca me senti, nem mais ameaçado, nem mais amado.

Recordo-me de ouvir os mais velhos daquela deplorável época dizerem que competiam a ver quem matava mais e melhor, porque as crianças de agora têm outras aspirações.



O Instituto de Apoio à Criança, parece-me que perguntou a muitos, recentemente, (entre os 4 e os 17 anos, o que queriam ser, quando fossem grandes).

Levo mais de sessenta anos excluído para participar em inquéritos similares, mas se me perguntassem a mim o que quero ser, a minha resposta está clara, quero ser criança.

Não piloto de corridas, nem ajudante de xerife, nem colaborador do Doc Savage (**), nem companheiro de aventuras de Flash Gordon, nem sequer futebolista da primeira divisão, senão criança.

Com a condição, claro, de não ser órfão.

Agora, parece-me, que as crianças querem ser outra coisa quando chegue o ameaçador dia de amanhã.

Engenheiros electrónicos ou vereadores de urbanismo.

Cada época tem o seu afã.


(*)
Jean Maurice Eugène Cocteau ( 1889 - 1963) foi um cineasta, actor, encenador e autor de teatro francês.

(**)
Doc Savage foi uma personagem fictícia e fabulosa, criada pelo biógrafo, Lester Dent.
Um dos heróis entre 1930 e 1940, também apelidado de Homem de Bronze.



Sem comentários: