segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

CONTAS ANTIGAS





Os jovens são como esponjas.

Por isso cada vez há mais bandas jovens.

Em todos os locais estão a tomar-se precauções para combater estes fenómenos de precocidade delitiva, mas pelos vistos, já deviam ter sido tomadas antes.

A última vítima por agora, que se registou, foi em Palma de Maiorca, onde carregaram sobre um jovem equatoriano, que denunciou os seus agressores com antecedência, já que depois de receber quatro facadas no peito, não estava na disposição de fazê-lo.

O rapaz de 16 anos, procurava trabalho, procurou confusão com uma pandilha de jovens procedente doutros locais.

Os emigrantes esquecem com frequência que a miséria é uma nacionalidade e agrupam-se segundo os seus países de procedência.

Que contas tinham de ajustar estes putos de 15 anos?

Já sabemos que a idade não faz o tempo, mas parece ser perto para a acumulação de agravos.

A adolescência é uma época muito perigosa, mas por que irá ser essa idade uma excepção?

Um menor serve para matar e para morrer.

Também para trabalhar.

Há criaturas exploradas que fazem inacabáveis jornadas laborais numa mina: incitam os jovens-soldados que só se dedicam a apertar o gatilho e em vez de trabalhar debaixo da terra, ocupam-se para que seja ela que hospede prematuramente, outras pessoas.

O conceito de idade varia muito desde finais do século passado.

Não chamemos a isso "a noite dos tempos", onde estava tudo muito obscuro.

Mas o grande impulso dos calendários, produziu-se recentemente.

Os velhos resistem a ser anciãos e as crianças não esperam para ser jovens.

Vejam a idade em que o Imperador Carlos I, se retira para Yuste, aos 57 anos, segundo reza a história, acreditando que já não servia para nada (*).

Gary Cooper dispôs-se a fazer "Só ante o perigo", para acabar com aqueles vingativos foragidos e casar-se com Grace Kelly, que todavia não conhecia Rainiero, (príncipe do Mónaco que se casou com ela em 1956).


(*)
Carlos I, esteve exilado na Alemanha cerca de dois anos, mas regressa a Espanha para apaziguar, as comunidades rebeldes, depois de se ter retirado para um mosteiro. Voltou para França. Teve que regressar e só a sua presença aplacou os revoltosos. Meteu-se em nova aventura com uma expedição à Argélia, onde uma tempestade afundou a maioria das galeras, forçando-o a regressar. Novo conflito na Alemanha com os protestantes locais. Derrota-os na batalha de Muhlber, (1547). No entanto os, (amigos), alemães aliam-se aos franceses e conquistam diversas cidades imperiais, como Metz, Toul e Verdun, ao mesmo tempo que os turcos assaltam e tomam Tripoli. É atraiçoado pela sua confiança em Mauricio de Sajonia, que ataca Innsbruck, fugindo através das neves dos Alpes, para Itália. Apercebendo-se da feira de vaidades e interesses, que pululam à sua volta, ao 57 anos, abdica do trono e isola-se em Yuste, (Cáceres).


Sem comentários: