domingo, 26 de agosto de 2007

ASSIM SOMOS se ASSIM PARECEMOS !










Somos muito "pequenos"!





São tantos os investigadores das atitudes sociais dos portugueses, que não podem estar todos equivocados.

As sondagens ou pesquisas de opinião, são sempre reveladoras, ainda que sofram do mesmo defeito de sempre: alimentam-se unicamente de quem lhes responde.

Muitos portugueses, quando lhes prescrutam a sua opinião sobre qualquer assunto, dizem que não falam mais, senão na presença do seu advogado.

Outros, mandam pentear macacos os inquisidores.

Não obstante, temos que confiar nelas, apesar de valerem menos que uma pedra filosofal e ainda que os seus resultados sejam incríveis.

Segundo se lê na imprensa em geral, com os “acostumados escrúpulos que se colocam nestas notícias”, o maior nível de desconfiança é ostentado pela Igreja Católica e outras companhias multinacionais.

Porque será?

Isto assegura-nos que uma onda de cepticismo nos invade, ainda que não ameace afogar-nos.
O verdadeiro cepticismo começa quando duvidadmos se aquela palavra, (escrúpulo), começa com “ex”.

É a dúvida!

No princípio, foi uma doutrina de alguns filósofos gregos.
Aqueles homens que começaram a dar volta à cabeça, à sombra das figueiras, chegaram a pensar que a verdade não existe ou melhor, que o homem é incapaz de conhecê-la.

Agora estamos cheios de cépticos, ou seja de “incrédulos, tanto na causa como no efeito”.

Os portugueses, quiçá devido à inibição informativa, desinteressaram-se da política, que é algo que a todos nos deveria interessar.

É claro que a nomeação de um novo qualquer ministro, na equipa do governo, interessa muito menos, que a contratação de um novo futebolista, quer pelo Benfica, Sporting ou Porto.

Também parece que as primeiras sextas feiras do mês, apaixonam muito menos que os primeiros jogos da 1ª Liga, (nem sei como se chama, tantas são as metamorfoses por que tem passado).

Será verdade que somos assim?

Sem comentários: