sábado, 30 de junho de 2007

ASPIRINA CONTRA A INFLACÇÃO !!!






















Remy de Gourmont, que foi demitido do seu cargo na Biblioteca Nacional de Paris, em 1883, pelo “seu escasso patriotismo”, dizia que:


“A política depende dos políticos mais ou menos como o tempo depende dos astrónomos”.

Se vivesse hoje, diria que “a inflação depende dos juros, algo parecido como as chuvas dependem dos meteorologistas”.

E haveria de dizer, nada mais saber que o BCE, (Banco Central Europeu), subiu um quarto de ponto os tipos de exclusão de que é necessário conter a inflação na zona euro.

Não sei se é a 5ª., 6ª. sabado, ... ou ... qualquer número de vezes, que os juros sobem, atingindo níveis há muito esquecidos ...e já com novas ameaças ...

Para escurecer um pouco tão “cegadora” claridade, Jean-Claude Trichet, o deus, desculpem, o presidente da instituição, que manda pouco mais que os meteorólogos sobre o tempo, ou os políticos sobre a economia, disse que tomou esta decisão para “ancorar as expectativas a longo prazo a níveis de acordo com a estabilidade dos preços”, um achado sublime da Idade da Pedra Lascada, na bem nutrida geringonça, de isso que chamamos autoridade monetária.

As subidas do preço do dinheiro, são relativamente eficazes quando se trata de evitar um reaquecimento económico.

MAS NÃO!

Quando a inflação não é da procura, mas sim do custo de vida; não é importada, mas sim estrutural; não se deve à pressão dos salários, ou ao pleno emprego, mas sim aos deficites orçamentados.

Como explica a teoria do “supply-side”, a inflação, não se deve, a que o aumento da massa monetária exceda a procura do dinheiro, mas sim à incapacidade de regular a economia mediante medidas fiscais, REDUÇÃO DOS GASTOS PÚBLICOS, do controlo dos salários ou a fixação de tipos de câmbios ou taxas de juro, patrióticas.

Quando existe uma moeda comum, em economias estruturalmente muito diferenciadas, em que 40 a 80 % da inflação se deve aos preços do petróleo, a subida das taxas dos juros, por si mesma, é tão útil como uma aspirina contra os calos ou o HIV!


Sem comentários: