domingo, 1 de julho de 2007

CHILL OUT



























O chill out é outra das maiores sofisticações dos últimos verões, sem dúvida nenhuma, que já não são mais, os bares, as esplanadas e discotecas, consagrados a esta moda da música suave, com olhares lânguidos para os copos e copas, as espreguiçadeiras e as cadeiras de baloiço, com o pessoal em pose aquietada e com um look transcendente.

Agora também e como é natural, o chill out hoteleiro, tem as suas variantes e especialidades, que para este negócio, adaptam-se sempre com celeridade à procura.

Vejam por exemplo, que não é o mesmo um chill out, com uma cachimbada narguillá, (cachimbo árabe de água, com fumo de sabores variados como menta ou eucalipto), ou uma menta para um surfista, em Cascais ou no Guincho, que outro, com um jardim tropical e piano-bar com famosos, naqueles locais quentes do ALLgarve!

E tão pouco é exactamente o mesmo, um café à beira mar, no Estoril, com milhares de ansiosos contempladores do impontual raio verde, ... (fenómeno óptico, que se pode ver em certas ocasiões, quando o sol desaparece no horizonte. O fenómeno é autêntico e muito raro e só em condições muito peculiares de refracção, quando a superfície é plana e calma, por exemplo no mar, quando o sol está a desaparecer no horizonte. Os raios muito refractados, são emitidos e o olho humano só consegue captar o amarelo e o verde. Diz a lenda ou tradição, que duas pessoas que consigam ver o fenómeno ao mesmo tempo, se enamoram. Também foi descrito por Júlio Verne), ... como os pasteis de nata ou um gelado de champanhe, para as famílias com sogra, filhos e um cão ou um gato.

Tanto mais que convém saber que a música chill out tem as suas variantes mais ou menos lentas e mais ou menos espirituais, que até para isto, há gente para tudo.

Por exemplo, a metálica é um chill out para agitados farristas que querem estar na moda imperante, sem renunciar a um certo ritmo dançarino.

Por troca o smooth, é uma variante, certamente repousada, com o qual se pode ligar intensamente até com retórica verbal e escutável.

Logo fica mais claro, essa outra música chill out de pretensões astrais e metafísicas, cujos efervescentes seguidores são os típicos emplastros ou chatos, que olham as estrelas para relacionar a percussão dum tambor índio, com o sétimo céu de Marte.

Pelo contrário, o meu chill out nocturno, solitário, silencioso e supostamente sem mais aditamentos que um copo de whisky de malte, simples como eu, ou ainda mais simples, uma cerveja bem fresquinha, em copo bem seco.


Sem comentários: