terça-feira, 6 de maio de 2008

MATEM-SE os HERÓIS !!!




O ayatollah, mais notório da sua tribo iraniana, pediu ao vice-presidente do seu governo que decrete a expulsão, de todos os bazares, de alguns ícones infantis.

Não gosta da Barbie, que substituiu as antigas bonecas de trapos, não gosta do Spiderman, nem do Batman.

Considera que há que proteger os jovens da sua "nefasta influência".

A célebre boneca tem mamas, se bem que em adequada proporção, que corresponde à sua adolescente idade e, o Spiderman e o Batman são possuidores doutros atributos que também, não são lá muito bem vistos.

Na opinião do acreditado feiticeiro, estes brinquedos são um perigo para a saúde das crianças, os quais tão-pouco devem estar à altura das prolíficas peripécias de Harry Potter.

Com as coisas de brincar, não se deve brincar.

Que culpa têm as crianças de que o regime iraniano considere estes brinquedos uma maneira de "intoxicação de valores ocidentais"?

Por certo, também nós, as crianças do Ocidente, noutras épocas padecemos do mesmo, mas só até certo ponto.

Ainda que nos tenham oferecido livros de quadradinhos com "Índios e Cowboys", os que não eram definitivamente tontos compravam "O Aventureiro", onde Flash Gordon se batia vitoriosamente com os habitantes dum planeta maligno, ajudado pelos "homens falcões", que eram tipos de altos voos e de grande coração.

Como teria sido a nossa bombardeada infância se não nos têm permitido ler o Cavaleiro Andante, as novelas do Dr. Savage, o Peter Pan, os livros de Emílio Salgari, Pete Rice, que era como o avô de Gary Cooper que vendia depois uma versão completa.

Naquele tempo todos os jogos saltitavam, menos os de papel, que eram os semanários.

Mais a mais eram os únicos que se faziam a cores naquela época em que quase todo o mundo andava de luto.

Graças a essas primeiras leituras que nos tornámos aficionados dos livros que eram proibidos pelos nossos "ayatolas".

E, não sendo muito católico, posso porém dizer, graças a Deus!!!



Sem comentários: