quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

O MAIOR INIMIGO : A BALANÇA ! ! !







Segundo cálculos aproximados, EM ESPANHA, morre uma pessoa em cada semana por ter decidido fazer uma operação contra a obesidade.

Por cá não morre ninguém, porque não há estatísticas ...

Não ficaria nenhuma da Santíssima Trindade, se essa prática tivesse sido imposta noutras épocas, mas agora está na moda oferecer um aspecto o mais parecido possível que se mostra nas exumações.

Muita gente quer perder parte do seu volume corporal e deixa o seu corpo presente na sala de operações.

A proliferação de operações cirúrgicas, levou estes assuntos à justiça, mas os cirurgiões advertem que este tipo de operações é sempre arriscado.

Por que está tão mal vista a gordura, que é onde há mais coisas para ver?

Oxalá que nos cuidemos com o mesmo esmero, na linha interior.

Salvo os casos extremos da chamada obesidade mórbida que fazem perigar a saúde, desprender-se de um bocado da barriga, mediante a intervenção do bisturi é duma frivolidade temerária.

Claro que é pior fazê-lo por intermédio da ginástica.

Sempre houve gordos e magros - Gregório Marañon, (*), escreveu um livro muito a sério, com esse título, "Gordos y flacos (1926)" - do mesmo modo que sempre houve ricos e pobres, ainda que devamos procurar, neste último caso, que não sejam sempre os mesmos.

A natureza leva a mal que a contrariem.

Recordo-me do grande Edgar Neville, (**), que se internava numa clínica caríssima de emagrecimento e quando lhe perguntavam como suportava o seu voluntário "tormento", explicava que era subornando os enfermeiros para que lhe fizessem chegar, a qualquer preço, lulas fritas.

O medo a que na balança não saia o célebre papelito dizendo: "pesem-se um de cada vez", é o culpado dos quilos a mais.

As pessoas gordas pensam ser bem humoradas e corteses.

De Chesterton, (***) dizia-se que em mais do que uma ocasião havia cedido o seu assento no autocarro a duas senhoras.

(*)
Gregório Marañon, (1887/1960), intelectual, médico e escritor espanhol, que escreveu sobre quase tudo, inclusive cozinha, arte, história, moda, etc.
O livro, "Manual de diagnóstico etiológico", escrito com outro colega, teve um sucesso estrondoso em todo o mundo.
Um Hospital em Madrid, cidade onde nasceu e morreu, tem o seu nome e foi aí onde se iniciou a trabalhar, antes de ser destituído e ter que se exilar.

(**)
Edgar Neville, (1899/1967), formado em Direito, escapou por pouco a ser fuzilado no início da Guerra Civil Espanhola, dado estar casado com a aristocrata intelectual e artista, Conchita Montes, sua 3ª esposa.
Chegou a participar no elenco do filme de Charlie Chaplin, "Luzes da Cidade". Foi correspondente de guerra do franquismo.
Por causa da sua paixão pela gastronomia, a sua saúde levou-o a diversos internamentos em clínicas de emagrecimento.

(***)
Gilbert Keith Chesterton, (1874/1936), escritor de diversos temas, desde jornalismo, poesia, ficção etc.
Era uma figura imponente com 1,93 m e pesando cerca de 134 kg.


1 comentário:

Fipa disse...

concordo plenamente!e indo digo mais, os ditos "gordos" experimentam os sentimentos em maior plenitude, dao-lhes mais valor pr n estarem preocupados exaxerbadamente com a estetica!=)