domingo, 17 de fevereiro de 2008

ESTUPEFACÇÃO !






Algo há que fazer, ainda que tudo já deveria ter sido feito antes, no combate à droga.

Em Espanha, li há pouco tempo, que o departamento encarregue da drogodependência, apresentou um livro para desmistificar os falsos tópicos que acompanham o consumo de certas substâncias viciadoras.

De repente e sem que seja necessário lê-lo, pode afirmar-se que se trata dum best-seller, já que é grátis e teve uma tiragem de quatro milhões de exemplares.

Muitos mais dos que se venderam, de outro livro de grande êxito, intitulado, "Sexo oral, guia do gourmet".

Trata-se de convencer os consumidores de drogas, antes que estas os consumam, de que as propriedades que se lhes atribuem não são verdadeiras e por isso nada nem ninguém pode beneficiar com elas.

Não é certo que a cannabis possua prodigiosos efeitos terapêuticos e além do mais não seduz, nem a heroína fumada seja controlável, nem que o álcool combata o frio.

Também é mentira - tudo isto segundo o livro - que deixar de fumar, engorda, já que o que engorda, é não deixar de comer entre um cigarro e outro.

A indubitável boa intenção do livro carece, ainda que sejam pormenorizados os efeitos de cada substância, de certa equiparação ou confrontação.

Como é que pode ser igual fumar com o consumir cocaína?

Tão-pouco é o mesmo beber um copo, ou mais, que usar a heroína como aperitivo.

Na minha já longa existência, nunca vi ninguém entrar numa tabacaria, com uma caçadeira de canos serrados e pedir um maço de SG Gigante, nem num bar, exigindo que lhe sirvam uma cuba livre, num copo esguio, tipo tubo, com muito gelo.

Em tudo isto há importância.

Quando pretendemos ser uns virtuosos dos nossos vícios nunca havemos de encontrar a evasão, mas sim o moderado prazer que nos oferecem.

Que se empenhem em proibi-lo é o único que nos deixa estupefactos.

Sem comentários: