quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

COMEÇAR ONTEM COM O FUTURO






A descoberta ou criação do genoma humano sintético, descoberta ou achado que não estou com disposição de explicar com detalhes, supõe, suponho eu, um passo prévio para a vida artificial.

Não contentes com a de sempre, "tão dolente e tão curta" vai-nos ser possível que não sejam necessários os agradáveis trâmites tradicionais.

É curioso que agora, que tanto se fala do aborto, mas não do transporte dos fetos, alguns á margem de fazer a primeira comunhão, se tenham lembrado de trazer nova gente ao mundo.

Significa o triunfo do Dr. Frankenstein sobre o Dr. Ogino.

Viver é uma experiência única, se bem que algo complicada.

O azar, o destino e o carácter sempre trouxeram loucos os seres humanos.

As verdadeiras religiões, que são todas, aproveitaram que os eventuais inquilinos deste planeta não desejam abandoná-lo.

Como não voltarmos a ver as pessoas que amamos nesta breve estância?

Ainda que não haja provas convincentes de certa forma de imortalidade, nem ninguém tenho podido ler o Guia Michelin do céu, compreende-se que possamos aspirar, depois do nosso funeral a que alguém diga o habitual, "não somos nada".

Como serão as gerações do genoma sintético?

A possibilidade de criar microorganismos, inclui que se façam grandes.

Podemos criar vida, ainda que individualmente nos vejamos obrigados a abandoná-la passado algum tempo, que nunca é o da prudência?

Acredito que isso é mais importante que a Euribor, que é um grande saltimbanco e dá saltos de canguru e que os corretores, que são pedaços de asnos, mas também os há inteligentíssimos, como o que causou o "crack" da bolsa ao provocar uma mamada de 5000 milhões, ao segundo maior banco de França.

O certo é que se a ciência-ficção, deixa de ser ficção e entre nós irrompe o "Mycoplasma genitalium", tem mais crédito Thomas Huxley, (*), que D. José Saraiva Martins. (**)



(
*) Thomas Henry Huxley, (1825/1895), foi um biólogo britânico que ficou conhecido como "O Buldogue de Darwin" por ser o principal defensor público da teoria da Evolução de Charles Darwin e um dos principais cientistas ingleses do século XIX. (Fonte Wilkipédia)

(**)Cardeal português em Roma.


Sem comentários: