quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

SER PORTUGUÊS

Caravelas de Cristovão Colombo a chegarem à América





Houve um tempo, anteontem, não mais, onde fez certa obrigatória fortuna o "slogan" de, "Portugal é diferente" ou algo parecido, "Vá de férias cá dentro", ou o imbecil "Allgarve", como se não houvesse nenhum país que não o fosse ou o seja.

Tratava-se de mostrar a nossa singularidade, como se existisse algum recôndito planetário que não pudesse exibir características próprias, bem determinadas pelo clima, pela História ou pela burrice dos seus habitantes.

Agora, ampliando a senha ou a ordem, o que se queria conseguir é que Portugal fosse diferente dele mesmo, isto na visão de alguém a quem o Tribunal Constitucional não lhe deu razão.

Como pode ser igual, ter nascido numa zona de abundância de água ou numa zona árida?

O rendimento "per capita" é uma nacionalidade e dentro do estado há notáveis diferenças que, por fortuna ou desgraça, só são notadas pelos habitantes.

Somos um país de distâncias íntimas e com um bom carro, desses que já têm em quase todo o mundo, podemos atravessar o território nacional de Norte a Sul, numa só jornada, parando para tomar o pequeno almoço, o almoço, o lanche e até o jantar.

Em pouco tempo podemos atravessar regiões onde se vive duplamente melhor que noutras.

Ou dito de outro modo: há regiões ou zonas, onde se vive duplamente pior.

Num local tão pequeno, não se entendem estas assimetrias, mas mesmo que defenda a igualdade, os governantes nem sempre concordam comigo.

Esta igualdade já se limita aos direitos fundamentais.

Em tudo o mais, não existe.

A sentença é que a doutrina que nos tem regido pode fixar "direitos subjectivos".

- És Português?

- Depende de onde, mas já me acostumei a sê-lo.

1 comentário:

mac disse...

Costumo fazer muitas vezes a viagem Porto-Lisboa, e quer seja de comboio ou de autocarro. Atravesso várias paisagens, rurais e urbanas, e chega-se à conclusão que Portugal é uma manta de retalhos muito mal alinhavada...E se a viagem for até ao interior, os contrastes são ainda mais gritantes...