sexta-feira, 2 de novembro de 2007

MUDAR AS HORAS ESCURAS





S. João da Cruz, (João de Yepes, espanhol), que foi um anjo extraviado, anoitecia ou escurecia por dentro, mas agora, somos nós que anoitecemos por decreto.

O seu era uma noite escura da alma, mas ele tinha uma luz que o guiava e nós só temos a lanterna dos lanterninhas governamentais, que, diga-se a propósito, têm muito poucas luzes.

Agora, uma vez feitas as contas, explicam-nos que a mudança horária vem a ser uma besteira ou estupidez, já que determina, depois de descontrolar os relógios, uma "economia zero".

Por que será que a partir das seis da tarde, vejo tudo negro?

A quem é que terá ocorrido isto?

Até agora, deitava um olhar para o mar na sua hora mais pesarosa ou contrita, um pouco antes de se expandir "a veemência laranja do poente", no repetido e exacto momento em que os oceanos, que são sempre o mesmo, se arrependem dos seus afogados.

Agora não se vê nada.

O único que temos conseguido com essa modificação horária oficial na Primavera e no Outono, é reduzir a factura da luz em 0,5 %, ou seja, mais ou menos seis euros ao ano por cada habitação portuguesa, incluindo os que só usam velas e os que vivem ás escuras.

Um objectivo muito maior se obteria noutros países, onde subsiste a pena de morte se se tivesse desligado a cadeira eléctrica, como sistema de execução.

Parece, segundo os que apresentam as contas, que o que se poupa de manhã, se gasta pela tarde, mas para o caso, eu, que nunca fui um poupador, vejo tudo negro desde a minha janela a meio da tarde e isso faz-me raciocinar, na medida das minhas modestas possibilidades, sobre a felicidade possível.

Quando há pouca luz sinto-me mais infeliz.

Ao fim e ao cabo sou um austral e os dias luminosos ressarcem-me de inevitáveis trevas interiores.

Juan Wolfrang Goethe morreu, reclamando "luz, mais luz".

Eu, que não sou Goethe, nem nenhuma criatura parecida, conformo-me com a de antes da mudança horária !!!


1 comentário:

' Claudjinha disse...

lindo blog, fartei-me de rir com as figuras humoristicas xD