segunda-feira, 19 de novembro de 2007

DESCONFIADOS ou SUSPEITOSOS





Cada vez se desconfia de mais gente, ainda que não pertença ao mesmo partido.

Até agora suspeitava-se de quem professava por forte convicção, forte conveniência ou forte inspiração, os mesmos ideais.

Pessoas de boa fé, inclusive com boa esperança, que compreenderam a tempo que é mais fácil ter uma ideologia que ter uma ideia diferente de outra.

Neste momento agitado, que tanto se falou de células da ETA e terroristas, placidamente à beira-mar instalados, neste pequeno país, aumentou, de certeza absoluta e exponencial, o número de suspeitosos, graças à contribuição de companheiros, camaradas e colegas.

Ninguém se fia em ninguém.

Inclusive há suspeitos que deixam desconfiados os elementos das forças de segurança por não infundirem a menor suspeita.

A investigação criminal, deve contar com quase tantos detectives como presumíveis criminosos, realiza uma meritória difusão de meios.

Houve um tempo em que as pessoas mal encaradas, se além disso iam mal vestidas, diziam-lhe isto:

- Identifique-se!

Para deter alguém, bastava uma superficial inspecção facial.

Actualmente, a prova de ADN, permitirá resolver os mais obscuros casos e com inusitada rapidez.

Todos trazemos no sangue um cartão delator de identificação flutuando como um afogado.

O sangue, que "sempre foi colorido", acusa o seu eventual dono.

Inclusivamente nos casos dos que tenham sangue azul.

Muitos e muitos casos poderiam ser resolvidos pela ou por uma Polícia científica, graças aos científicos da verdade.

Uma lei que regulamentasse a obtenção de amostras genéticas aos suspeitosos de delitos graves, sem que seja necessário pedir-lhe consentimento.

Seria algo novo na luta contra a delinquência e representaria um avanço, só comparável ao que suponho ter sido, nos tempos posteriores à descoberta da "impressão digital".

Teríamos que nos congratular, já que diminuiria o número de suspeitosos, que suponho ser elevadíssimo e não só no Governo, nos Ministérios, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, clubes de futebol, dirigentes desportivos, Federação de Futebol, Liga de Futebol e … fico-me por aqui, pois parece que não tenho mais suspeitos …


Sem comentários: