sexta-feira, 7 de setembro de 2007

PIRÓMANOS – O SEU PERFIL




Os incendiários nunca dão a cara e por isso torna-se necessário traçar o seu retrato “robot” de perfil, como o de Camborio – a figura do cigano de Francisco Garcia Lorca.

Sabe-se que os pirómanos, como o nome indica, têm alguma pira.

Fascina-os o espectáculo das chamas que se renovam perseguindo-se e competindo entre elas para ver qual delas alcança a maior altura.

A este tipo de demente poderíamos classificá-lo no grupo dos desinteressados, mas há outros que pegam fogo ás árvores unânimes dos bosques, por vingança e outros, na linhagem dos mercenários a quem, alguém lhes pagou com a finalidade de transformar o arvoredo perdido, numa urbanização, mais ou menos compacta, com moradias geminadas.

Entre todos juntos, depois, poderão juntar-se aos outros e gritar: “Fogos nunca mais !”

São tantos e tão variados, que se pensa na existência duma macabra trama criminal organizada.

Todos os anos, nenhum dos detidos tem o perfil necessário para pertencer-lhe, mas todos merecem uma Medalha de Ouro do Trabalho: são uns avoengos da treta.

Há entre eles, nonagenários, octagenários, septagenários, sexagenários, menores e atrasados mentais.

Não é difícil detê-los, já que as pessoas que chamamos de idade avançada correm pouco, ainda que gostem de ver como avançam rapidamente as chamas.

O mesmo ocorre com os atrasados mentais, que também se atrasam na sua fuga e os putos, que também se apanham facilmente.

O difícil é que as autoridades capturem os autênticos incendiários, que são os que não dão o perfil do pirómano.

Sem comentários: