sábado, 1 de setembro de 2007

FUTEBOL – O QUE DEVERIA SER ???





Voltou o futebol e florescem as insígnias nos olhares partidários e os cachecóis, com as bem amadas cores do clube de cada um, são como o horizonte enrolado das suas aspirações.


O grito unânime, GOLO!!!, vem a ser como o grito, Deus!, nas Cruzadas.

Dizer a uma só voz, Pauleta!
É como vitoriar Ricardo Coração de Leão, só que este nunca recebeu palmas ou prémios, por ganhar uma batalha.

Voltou o futebol e esqueceram-se ou aplacaram-se impaciências e angústias.
Fala-se menos de crédito, da bolsa em queda, incluso de atentados e até parece que abranda a melancolia, essa que acomete os veraneantes quando começam a arriar os toldos e chapéus de sol de Agosto e os banhistas procuram, inutilmente, voltar a meter dentro da bisnaga, os cremes bronzeadores.

O regresso da Liga, devolve-nos bruscamente ao inverno, que nos consta que sempre volta, como as escuras andorinhas e os negros propósitos de perpetrar voaduras.

A todos os que não lhes goste algo deviam felicitar-nos: divertir-se, é ampliar as possibilidades de esquecer e de não estar sempre assediado por inúmeras questões metafísicas.

No que me diz respeito, posso assegurar que nos últimos anos da minha vida, devo mais gratidão aos avançados do meu clube que a um qualquer Schopenhauer, (filósofo do pessimismo).

Oxalá pudesse apaixonar-me mais, mas tenho demasiadas equipas que me caem no goto, já tive mais, mas os mercenários começaram a invadir o meu território e fui-me afastando.

Sou azul de “Os Belenenses”, gosto do Leixões, por razões que a razão desconhece, como do Gil Vicente e Moreirense.
São gostos que desconheço, mas são reais.

A verdade é que não sei se a Liga será um sonho, mas ajuda a esquecer alguns pesadelos.

Um inverno inteiro ... a fazer Totobolas sobre o triunfo do Governo, cujas apostas se pagarão mais caras, ou sobre a vitória de Sócrates, que tanto nos tinha prometido ganhar!


Sem comentários: