terça-feira, 11 de setembro de 2007

ALERTA ESTAMOS !!!




A economia mundial está numa fase de grande adormecimento ou entorpecimento, mas nós não temos maneira de a compreender.

O director do Fundo Monetário Mundial, o FMI para os amigos íntimos, avisa-nos de “importantes riscos de desaceleração”.

Nos seus credíveis critérios, se o crescimento vacila, os mercados podem sofrer ”uma forte correcção”.

Em que é que ficamos?

O melhor, como pedia aquele paralítico que foi a Fátima, é que fiquemos como estamos ...

Ou, traduzindo em linguagem vernácula, a “desaceleração” não significa correr a menor velocidade, senão ficarmos parados e, a “correcção”, representa ter que empreender outro caminho, onde haja menos buracos.

Os que como eu, não sabem nada de economia, temos esse ponto em comum com os especialistas, porque, quiçá nos dê mais trabalho compreender porque é que as empresas aumentaram as suas dívidas consolidadas.

Os agentes económicos não podem detê-las, mas há sempre alguém capaz de nos explicar alguma causa: da subida das taxas de juros, o preço do petróleo, o arrefecimento do mercado imobiliário, que estava demasiado quente ...

A única boa notícia laboral é que, nos primeiros seis meses deste ano, morreram 124 pessoas em acidentes de trabalho.
Uma baixa, em relação ao ano anterior.
(Não podemos esquecer que em Portugal "a taxa de incidência dos acidentes de trabalho mortais em todas as actividades por 100 mil empregados é de 7,7 %, contra uma média comunitária de 3,4 %).

E é neste fúnebre capítulo que não se regista uma tendência de subida.

Não sei qual o economista que aconselhava que poupássemos um pouco de dinheiro todos os meses, para que possamos comprovar ao fim do ano, o pouco que temos.

Pessoalmente, não tendo para o pessimismo, mas duvido muito das vantagens que pode oferecer, que vivamos inquietados com o futuro da economia mundial, mais a mais, pelo rombo da nossa.

Sabemos que só há salvações individuais.

Os políticos que prometem as macroeconomias têm salvo-condutos.


1 comentário:

NAMIBIANO FERREIRA disse...

Meu caro amigo, so para lhe dizer que ja por ca passei faz tempo mas nunca deixei comentario, contudo tenho-me divertido e pensando muito sobre o que leio nos seus blogs. Continue que faz bem limpar os figados pois ha muito quem nos envenene com suas seborreias verbais...
Kandandu, Namibiano